Sessão solene em homenagem a Marco Maciel reúne classe política em Brasília

IMG_3546
A sessão solene em homenagem ao ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, reuniu diversos nomes da classe política nacional na Câmara dos Deputados. A iniciativa, cujo autor do requerimento foi o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), foi elogiado por diversos parlamentares, que destacaram a falta que Maciel, acometido pelo Mal de Alzheimer, faz à cena política nacional. Na ocasião, foi exibido o documentário “Marco Maciel: a Política do Diálogo”, produzido pela TV Câmara.

Para homenageá-lo, estiveram presentes sua esposa, Anna Maria, seus filhos e familiares. O ex-presidente José Sarney, de quem Maciel foi ministro da Educação e da Casa Civil, também compareceu ao ato, juntamente com o ministro Mendonça Filho, os ex-governadores Jarbas Vasconcelos e João Lyra Neto, e os senadores Armando Monteiro Neto, Fernando Bezerra Coelho, José Agripino e Ana Amélia.

“Em tempos difíceis como os que temos vivido, em que IMG_3544precisamos de líderes nacionais que promovam uma grande articulação, não termos Marco Maciel no nosso dia a dia é um tanto entristecedor. Uma pessoa de moral irretocável, nunca questionado quanto a sua honestidade e que exerceu tantos cargos de relevância na vida pública. Podemos dizer que ele é o maior exemplo de um político ficha limpa”, destacou o deputado Augusto Coutinho.
“A prática democrática está muito bem expressa na trajetória política do senador e ex-vice-presidente Marco Maciel. Um homem simples, fraterno e sincero, sempre cordial, que sempre foi afirmativo sem ser agressivo. Sempre teve posição na sua trajetória política, uma pessoa do dialogo”, enumerou o ministro da Educação, Mendonça Filho. “Marco Maciel é minha fonte permanente de inspiração política e na vida pessoal. Tudo o que ele fez na vida pública e pessoal, fez bem feito. Se doou por inteiro”, disse o deputado federal André de Paula.
O deputado Silvio Costa admitiu que, mesmo nunca tendo votado em Marco Maciel, sempre reconheceu a sua importância para a política nacional. “Sempre fiz oposição a Marco Maciel, mas o deputado Augusto Coutinho foi profundamente feliz quando teve a ideia de prestar essa homenagem a um homem que fez política como a política tem que ser feita. Que falta Marco Maciel faz nesse momento”, colocou. “Pernambuco sempre deu ao Brasil grandes exemplos na política. Marco Maciel é dessa linhagem de boa política e conduta exemplar”, completou o deputado Tadeu Alencar. “Ele sempre se antecipou a seu tempo. Seu legado sempre foi pautado pela ética, pela responsabilidade e pelo compromisso com a boa política”, concluiu a senadora pelo Rio Grande do Sul, Ana Amélia.