Fortalecimento da agricultura familiar na pauta federal

2bcbe96a-1de0-4f9d-b9d8-f2ff41c704f6

Planejar ações para fortalecer a agricultura familiar e definir as prioridades para 2017 e 2018. Esta foi a pauta da reunião realizada nesta quarta-feira, 2, entre o presidente da República, Michel Temer, e o secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno.

Também participaram do encontro o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, o Deputado Federal Zé Silva (presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural), e o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) Valmisoney Moreira Jardim.

De acordo com Roseno, o presidente Temer mobilizou toda equipe econômica e de planejamento do Governo Federal para discutir uma pauta de fortalecimento da agricultura familiar. “Levamos a proposta de liberação e suplementação orçamentária da Sead para 2017 a do aumento do limite para 2018. O presidente entende o importante papel da agricultura familiar para a economia brasileira e vem se esforçando para valorizar o setor”, destaca.

O secretário da Sead também ressalta que o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017-2020, no último mês de junho, reafirmou um compromisso do Governo. “Pela primeira vez foi construído um Plano Safra da Agricultura Familiar plurianual, com 10 eixos de atuação para fortalecer o setor. Hoje, mais uma vez, o presidente Temer acompanhado de toda equipe estratégica do Governo reafirmou o compromisso com a Agricultura Familiar. Trazemos as demandas e discutimos como promover uma agricultura familiar mais produtiva e inclusiva”, garante Roseno.